Close

20 de abril de 2017

O CPAP pode ser usado por qualquer pessoa?

O CPAP é uma das opções de tratamento para pacientes que apresentam Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, sendo indicado quando os mesmos apresentam a forma moderada e severa da doença. Porém, também pode ser utilizado em casos de ronco primário e na forma leve quando há falha de outras opções terapêuticas.

Não pode ser utilizado por qualquer pessoa porque possui algumas contra-indicações, sendo imprescindível, em um primeiro momento, a avalização por um médico especialista que realizará uma entrevista, exame físico e possivelmente a solicitação de alguns exames para somente após indicar formalmente a terapia.

Várias complicações podem surgir do uso não supervisionado do CPAP, inclusive com riscos à vida do paciente como pneumotórax e pneumoencéfalo. Normalmente não acontecem no primeiro dia de uso do equipamento, podendo ocorrer mesmo após um período longo de uso em pacientes com alterações predisponentes.

Portanto, é fundamental que, após indicação do uso de CPAP o paciente receba acompanhamento para correta adaptação e utilização do mesmo para efetividade da terapia.

 

Ft. Andrieli Ecke Garcia

CREFITO   163.073-F

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *