Close

5 de agosto de 2017

CPAP para toda vida?

A Medicina do Sono é uma das especialidades médicas que tiveram maior evolução nos últimos anos. Se o seu médico lhe indicou o uso de CPAP, não pense que será por toda vida, porque provavelmente não será mesmo. Muita pesquisas vem sendo desenvolvidas nessa área e novidades surgirão em um futuro breve.

Porém, sabemos que atualmente o CPAP é o tratamento mais efetivo e eficaz para pacientes que possuem a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono nas formas moderada e severa.

Muita vezes, ansiedade provocada pelo fato do paciente “ter que usar” o CPAP por toda vida pode levar os mesmos a procurarem tratamentos definitivos ou alternativos sem nenhuma comprovação científica que podem, além de não resolver o problema, trazer prejuízos irreparáveis.

Após uma correta indicação médica para o uso do CPAP o paciente pode encarar o tratamento de 2 formas:

1. Uma OBRIGAÇÃO ou

2.Uma OPORTUNIDADE de tratamento que ele não teria se sofresse deste distúrbio há 30 anos atrás.

Por isso, é importante que o médico seja capaz de avaliar, julgar e explicar ao paciente qual é a real necessidade do uso do CPAP e qual impacto teria o tratamento de sua doença ao seu organismo. Ninguém consegue usar o equipamento sem saber exatamente por qual motivo deve usá-lo.

 

Ft. Andrieli Ecke Garcia

CREFITO   163.073-F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *